Como a Wikipedia conquistará o Brasil

Publicado em 02/01/2012 às 18:24 | 12433 leituras

Executivo da Wikimedia Foundation esclarece as iniciativas que a organização trará para enriquecer a versão em português da enciclopédia aberta.


Versão para impressão Enviar por email


WikipediaDurante uma entrevista o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, mencionou que possuia planos de crescimento para a sua enciclopédia online no Brasil. Interessados em saber mais sobre esses planos o site The Next Web falou com Barry Newstead, diretor de desenvolvimento global da Wikimedia Foundation (WMF), que lidera os esforços de crescimento da fundação, responsável pela enciclopédia, no mundo em desenvolvimento.


De acordo com Newstead, a gênese do trabalho da WMF no Brasil é o plano estratégico [PDF] da organização que foi lançado em fevereiro de 2011. O documento determinou dois objetivos para a Wikipedia: aumentar o número de leitores para um bilhão até o ano de 2015, e aumentar o número de contribuidores globais para duzentos mil até 2015.


Apesar do imenso sucesso da Wikipedia, ambos objetivos são ambiciosos. Para dobrar o número de contribuidores e globalizar a enciclopédia, a fundação entendeu que deveria buscar grande parte desse crescimento no "Sul", em especial em regiões como Brasil, Índia, África e Oriente Médio.


A Wikipedia tem visto bastante sucesso nessas regiões em número de leitores. Contudo, a situação não é tão favorável quando se tratam de contribuições, explica Newstead. De acordo com o diretor, a Wikipedia é bem carente de artigos em línguas que não sejam inglês e espanhol e há muito espaço para melhoria em línguas como mandarim, árabe e português, que são faladas por centenas de milhões de indivíduos no mundo.


A resposta da Wikimedia será o estímulo em três regiões geográficas - Brasil, Índia e países do Oriente Médio e do norte da África que falem árabe.


No Brasil, o ponto de partida foi entender o engajamento da comunidade da Wikipedia que já existe no país. De acordo com Newstead, a versão em português da Wikipedia possui quinze mil contribuidores que fazem, em média, cinco ou mais edições por mês. A fundação estima que desses contribuidores, uma vasta maioria (mais de doze mil) é do Brasil.


De acordo com o diretor, o gargalo identificado na região é o desconhecimento: as pessoas sabem como usar a Wikipedia, mas não entendem como ela funciona ou que são capazes de editá-la. Como resposta a essa descoberta, a Wikimedia oferecerá informações em português mais claras sobre como um usuário pode contribuir para a enciclopédia. Além disso, a Wikimedia trabalhará para melhorar sua popularidade no país. Essa campanha deve acontecer na mídia e em palestras públicas. Estudantes, professores e organizações com conhecimento para compartilhar são o objetivo da WMF, que espera arregimentar amigos da Wikipedia para falar sobre a enciclopédia online em universidades.


Até o momento, a Wikipedia possui aproximadamente 710.000 artigos em português, e Newstead afirma que seria bom chegar a um milhão de artigos. Contudo, ele prefere ver a versão em português se tornar mais rica e profunda, com artigos mais longos e explicativos. Ele avalia que a versão em português da Wikipedia está entre 3 e 4 anos atrás da versão em inglês. Um dos fatores por trás desse atraso é de que muitas pessoas no Brasil leem a Wikipedia em inglês. Porém, a Wikimedia não planeja encorajá-los a traduzir artigos, ao invés disso, planeja incentivar que brasileiros contribuiam conteúdo único em sua língua nativa.

Para alcançar esse objetivo, Newstead está convencido que a Wikimedia algum motivo de orgulho sobre a contribuição em português; um dos elementos-chave será a explicação do porquê o idioma importa, explicando que os usuários poderão se aproximar ainda mais da missão de "devolver" se eles compartilharem conhecimento em sua própria lingua - afinal, milhões de brasileiros não sabem falar inglês.

Outro modo que os brasileiros podem ajudar a Wikimedia é fazendo doações como parte de sua arrecadação anual - e um número considerável de pessoas já está respondendo a esse chamado. De acordo com Newstead, a fundação conseguiu pouco mais de duzentos mil dólares de mais de treze mil doadores brasileiros entre novembro e 17 de dezembro, um número que ainda deve aumentar até o fim da campanha.


Para os interessados em escrever artigos para a enciclopédia, sua melhor chance será participar do I GP Wikimedia-Brasil. O objetivo desse Wikiproject, uma parceria entre a Wikimedia Brasil e a fabricante de computadores Positivo, é fazer com que as pessoas escrevam cinco mil artigos adicionais entre janeiro e março de 2012. E não serão apenas artigos aleatórios: o grupo está usando uma lista de artigos que consideraram de necessidade crítica, e que estarão disponíveis na versão offline da Wikipedia, que será pré-instalada nos computadores da Positivo. Essa iniciativa será relevante para uso em programas e projetos educacionais.


Outro foco da fundação e de Newstead são dispositivos móveis, como tablets e celulares. O diretor afirma que existem possíveis parcerias que podem vir a ser fechadas ainda esse ano no Brasil. Recentemente a Wikimedia assinou uma parceria com a Telefônica.


Além disso, a Wikimedia Foundation também está abrindo duas vagas de trabalho no Brasil, uma delas é justamente para o cargo de diretor do programa nacional, que ficará encarregado de supervisionar o esforço local da Wikimedia com a ajuda de uma equipe de três a cinco pessoas, que deve estar plenamente operacional em meados de 2012.


Entre os planos da WMF está também a abertura de um escritório regional em São Paulo, já que a maior parte da comunidade do país está localizada nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com Newstead, a Wikimedia ainda deve analizar regulações e leis nacionais para avaliar seus programas, mas espera que a autoridades locais sejam bem receptivas.


Fonte: thenextweb, em inglês.

Comentários


Outras notícias

Assespro-PR é o mais novo parceiro de canal do LPI no Brasil

Publicado em: 18/12/2018 às 11:10 | leituras |

A Assespro-PR — Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação —, e o Linux Professional Institute – LPI, firmaram uma parceria que deverá beneficiar as empresas associadas à Assespro-PR, bem como contribuir para a profissionalização do mercado de Software Livre e de Código Aberto no Paraná.

Linux Developer Conference Brazil: faltam poucos dias!

Publicado em: 14/08/2018 às 11:57 | leituras |

Evento será realizado nas dependências da UNICAMP, em Campinas, nos dias 25 e 26 de agosto.

Leitor da Linux Magazine paga meia para entrar no FISL18

Publicado em: 06/07/2018 às 21:05 | leituras |

Parceria entre a ASL.org e a Linux Magazine disponibiliza código promocional que fornece 50% de desconto na inscrição para o FISL18.

DevOpsDays chega a Maringá pela primeira vez

Publicado em: 20/03/2018 às 18:25 | leituras |

O DevOpsDays terá sua sétima edição no Brasil sendo sediada na cidade de Maringá, no Paraná, dias 23 e 24 de março, no Sebrae. O evento acontece em mais de 40 países e nele foi criado o termo "DevOps" (em 2009, na cidade de Gante - Bélgica).

SENAI/Fatesg promove segundo Meeting Hacker Senai

Publicado em: 18/02/2018 às 12:47 | leituras |

No dia 24/02/2018 a partir das 8:00h, o SENAI/Fatesg realizará o segundo Meeting Hacker Senai, com a participação do LPI, da Infomach e da Barketilly.

Certificações LPI: o caminho para turbinar a sua carreira

Publicado em: 13/10/2017 às 15:50 | leituras |

O Linux Professional Institute (LPI) oferecerá provas de certificação na Latinoware, em Foz do Iguaçu, em outubro, na Poticon, em Natal e no FGSL em novembro. Fique antenado! Este artigo elenca as últimas novidades sobre o LPI.

Blog do maddog: Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 14:09 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

Ambientes de nuvem privada virtual

Publicado em: 06/10/2017 às 13:23 | leituras |

O Subutai é uma solução de nuvem de código aberto, ponto a ponto (P2P), segura e estável, que cria ambientes de nuvem privada virtual (VPC) para usuários finais usando um modelo de nuvem de contêineres como serviço (CaaS). O usuário final pode instalar qualquer tipo de serviço, aplicativo ou software de infraestrutura que desejar nas máquinas em execução nessa nuvem.

4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

Publicado em: 25/07/2017 às 14:12 | leituras |

A 4Linux — uma empresa líder em soluções Open Source e em práticas DevOps — está procurando profissionais para trabalhar como gerente técnico, que tenha bons conhecimentos em Linux e Softwares Livres. São duas vagas: uma para trabalhar em Brasília e outra para São Paulo.

Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

Publicado em: 23/05/2017 às 10:35 | leituras |

O evento irá abordar a forte disseminação de sistemas Linux em toda a estrutura de informação e mostrará a importância de técnicos da área serem capazes de identificar rotas, especificar controles de acesso para usuários Linux e monitorar a atividade privilegiada do usuário ao longo da rede de informação e, especialmente, na complexidade da nuvem. Participantes poderão requerer gratuitamente os créditos de CPE (Continuing Professional Education).

Novas vagas para os minicursos do WikiLab

Publicado em: 16/05/2017 às 11:59 | leituras |

Novas vagas abertas para os minicursos do WikiLab. Todos que já apoiaram ou apoiarem o projeto WikiLab no Catarse (com qualquer valor) podem participar.

Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

Publicado em: 28/04/2017 às 11:19 | leituras |

Novo evento sobre Software Livre será realizado no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

Publicado em: 19/04/2017 às 17:18 | leituras |

A Soluti Certificação Digital está em busca de um profissional para atuar como especialista Linux em Goiânia.

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.

Lançamento: E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional (grátis)

Publicado em: 01/08/2016 às 8:19 | leituras |

Baixe gratuitamente o e-book "101 dicas para usar o Linux como um Profissional", contendo os principais conselhos para não se apertar no seu trabalho ao usar e configurar o sistema do pinguim.

Sicoob adota soluções de código aberto e triplica rede de associados

Publicado em: 19/07/2016 às 12:22 | leituras |

A partir do projeto, a empresa pôde substituir mais de 500 servidores físicos de pequeno porte, consolidando todas as transações em três mainframes e 15 máquinas Intel de alto desempenho (high end).

BrodTec é a nova revenda Scalix na Região Sul

Publicado em: 30/03/2016 às 11:20 | leituras |

No mês de março, a Scalix firmou parceria com a BrodTec para que a empresa seja o seu represente oficial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Linux Professional Institute anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

Publicado em: 21/03/2016 às 18:51 | leituras |

Há muito tempo incentivando softwares livres e de código aberto, Cesar Brod é, agora, o responsável do instituto para ampliar a formação e certificação em Linux no Brasil.

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

Publicado em: 05/02/2016 às 21:20 | leituras |

A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

EMC² acelera mudança para código aberto

Publicado em: 07/01/2016 às 11:47 | leituras |

Projeto open source do RackHD™ e nova versão do CoprHD reforçam os investimentos da EMC² com a comunidade de desenvolvimento e auxiliam nos desafios de gestão em data centers de hiperescala.

Red Hat lança promoção especial de verão para treinamentos virtuais

Publicado em: 06/01/2016 às 11:18 | leituras |

10% de desconto para as aulas de Virtual Training nas turmas dos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, os que aderirem à promoção ainda terão 50% de desconto no exame de certificação final.


Mais notícias


lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Soluti Certificação Digital em busca de especialista Linux

    Publicado em 19/04/2017 às 17:18 | 587989 leituras

  1. Seminário sobre gestão de privilégios do Linux dá direito a certificado CPE

    Publicado em 23/05/2017 às 10:35 | 505535 leituras

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 479086 leituras

  1. 4Linux abre vagas para Líder Técnico em São Paulo e Brasília

    Publicado em 25/07/2017 às 14:12 | 350083 leituras

  1. Novo evento "Universidade Livre" será realizado em Belém/PA em 06/05/2017

    Publicado em 28/04/2017 às 11:19 | 298409 leituras

  1. Misturas finas: a iniciativa Debian Pure Blends

    Publicado em 10/11/2008 às 10:27 | 16500 leituras

  1. Responsável pelo maior número de crimes online, redes sociais invadem as empresas

    Publicado em 12/08/2013 às 17:01 | 11156 leituras

  1. Conheça as novidades do Wireshark 1.8.0

    Publicado em 25/06/2012 às 12:05 | 13005 leituras

  1. CeBIT 2008: Linpus, a distro leve

    Publicado em 04/03/2008 às 14:55 | 11322 leituras

  1. [VIDEO] Ubuntu 14.04 virá com telefones, TVs e tablets

    Publicado em 31/10/2012 às 16:13 | 20653 leituras

whitepapers

mais whitepapers